Exercicios feitos comercio
Geografia da indústria e comércio
De o conceito de indústria.
A indústria é uma actividade pela qual se transforma a massa bruta em objectos úteis aumentando-lhes valor (inclui o artesanato e o fabrico doméstico).
Identifique o sector de actividade em que pertence o comércio?
O comércio é uma actividade que perecerão sector terciário e consiste na compra e venda de bens para satisfaz as necessidades da população.
Aponte o objecto de estudo da geografia da indústria e comércio.
O objecto de estudo da geografia da indústria é distribui caco espacial da indústria e as relações e interpelações que dela resultam.
Descreva a importância do estudo da geografia da indústria e comércio.
É a indústria o grande promotor de desenvolvimento global graças ao comércio.
Ambas as actividades são indissociáveis. O comércio proporciona as transacções de capitais bens ou mercadorias produzidos pela indústria. A indústria permite avaliar o nível de desenvolvimento de um dado pais ou região.
O comercio possui a capacidade de permitir a entrada de divisas e, consequentemente o incremento do BIp, proporciona a criação e melhoria de infra-estrutura , assim como permite a aproximação dos povos desenvolvendo assim a cultuarão.
A importaria do sector industrial é inquestionável. Ele desempenha o papel fundamenta na elevação do nível técnico e na melhoria dos índices qualitativos de todos os ramos de produção material do índices qualitativos de todos os ramos de produção material, em particular no fabrico de instrumentos de trabalho e maquinaria.
Diferencie a indústria manufactureira e manufactura?
Quanto a evolução podemos distinguir três estágios fundamentais:
Estágio do artesanato: em que o artesão produzia sozinho todas as fazeis da produção e até mesmo a comercialização do produto. Não havia divisão do trabalho nem o emprego de maquinas, usavam se simplesmente ferramentas simples ( até ao século XVII).
Estágio da manufactura: que corresponde ao estagio intermediário entre o artesanato e a maquinofactura. Neste estagio há divisão de trabalho ( cada operário realiza uma tarefa ou parte da produção), a produção ainda depende fundamentalmente do trabalho manual, utilizam-se maquinas simples: é a fase inicial do capitalismo (entre 1620 a 1750)
Estagio da maquinofactura: é o estagio actual, iniciado com a revolucao industrial caracteriza-se pelo emprego maciço de maquinas e fontes de energia modernas (carvão, mineral, petróleo, ectc.), pela produção em larga escala é grande divisão e especialização de trabalho ( 1750 aos nossos dias).
EVOLUÇÃO DA INDUSTRIA
Do paleolítico ao neolítico
Os vestígios mais antigos de indústria surgiram nos calhaus de Silex talhados pelos homens primitivos. O fabrico de instrumentos foi assim o primeiro passo dado pelo homem para dominar a natureza. Foi assim que o homem fabricou instrumentos apartir de pedra pau e osso em objectos cortantes. As técnicas foram envoluindo, desde a técnica de lascagem da pedra ( talhe) no paleolico ate a técnica de ……..
Neolitico de onde resultaram instrumento mais complexos e de melhor acabamento.
A sedentarização e a vida agrícola do Neolítico levao ao aparecimento de novos inventos como a cerâmica, a sextaria e moagem, assim com a tecelagem. O homem também inventa a roda, em que desenvolveu actividades familiares ou domestica embora não se possa falar em industria neste momento.
Na antiguidade
O IV milénio a.n.e.em particularmente significativo . Descobre se a pólvora, O bronze e o ferro. As técnicas são rudimentares e divisão de trabalho praticamente inexistente.
Uma segunda etapa do desenvolvimento da indústria corresponde ao surgimento de civilização clássica. estas já tem formas mais avançadas de produção artesanal.
Na idade media
A indústria artesanal teve o seu apogeu durante a idade média e, apesar do seu carácter rudimentar, prestou valiosos serviços a humanidade.
Os artesãos passaram a agrupar se em corporações profissionais, segundo cada ofício, o que lhes dava a possibilidade de controlar os trabalhos e os preços, limitar a concorencia. Nas cidades medievais, cada oficio a sua rua, a ainda hoje se pode encontrar vestígios desse uso.
Na idade moderna: há o advento da pequena empresa industrial em substituição do artesanato, com a concentracao do artífices em instalações apropriadas e a coordenação das técnicas de produção manuais, que conduziu a produção em messa .
Surge a regularidade da produção e o consequente aumento de rendimentos que vieram permitir a comercialização de produtos de luxo.
O que entende por recolocação industrial?
ATUNES (1990: 196) define revolução industrial como as profundas transformações tecnológicas, económicas e sociais conhecidas no panorama industrial da Europa ocidental modificando se radicalmente nos fins do século XVIII e no século XIX.
CAUSAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A inclusão da revolução industrial em meados do século XVIII, na Gra-Bretanha. Foi favorecida por um conjunto de factores, de entre os quais se destacam.
A riqueza do seu subsolo, principalmente em carvão e minério de ferro.
A acumulação de enormes capitais, em resultado do seu intenso comércio internacional.
A posse de um gigantesco império colonial, quem não sou lhe fornecia matéria-prima como constituía o imenso mercado para a colocação dos seus produtos industriais:
A sua situação geográfica privilegiada nas margens da Europa ocidental acesso fácil.
A sucessão de importantes invenções (maquinas a vapor, maquinas de tecer e de fiar)
O desenvolvimento da agricultura, que permitiu não só a libertação de mão-de-obra para a indústria como alimentar uma população cada vê mais numerosa em menos ligada produção agrícola.
O rápido crescimento demográfico (revolução demográfico), quem fez aumentar extraordinariamente a procura de produtos industriais após a disposição da industria vastos recursos de mão-de-obra.
FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A revolução industrial subdivide se em três fazes distintas relacionadas com as fontes de energia empregada, nomeadamente:
A era do carvão, ferro e maquina a vapor (fase da revolução mecânica),
A era da electricidade e o motor de explosão (fase da revolução energia)
A era da energia atómica e da automatização (fase da energia nuclear)
CONSEQUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A revolução industrial teve consequências socioeconómicas e ambientais que s e sentiram ao nível da demografia, da agricultura dos transportes e do desenvolvimento urbano.
Ao nível demográfico:
Crescimentos demográficos devido a progresso do técnico científico nos campos da agricultura e medicina.
Desaparecimento da fome, epidemias.
Redução das taxas de mortalidade
Longevidade da vida humana
Ao nível agrícola:
A revolução trouxe a introdução de diversas máquinas agrícola de novas culturas e sistemas de irrigação.
O aumento de terras de cultivo proporcionada pela mecanização.
Modernizado dos meios de transporte.
Ao nível dos transportes
Escoamento de produtos diversos do local de produção para o mercado consumidor.
Quebra se barreiras geográficas aumentando o fluxo do mercado.
Ao nível do desenvolvimento urbano
Surge novas cidades de grande concentração populacional.
O tecido urbano expande se em seu redor, surgindo assim cidades de maior diâmetro.
Ao nível ambiental
Desenvolveu o papel dos metais.
Mobilizou fontes de energia cada vez mais importantes;
Contribuiu para a delapidação e deterioração dos recursos naturais.
As paisagens transformaram se rapidamente.
O clima sofreu influências, cujas modificações são actualmente visíveis.
CLASSIFICAÇÃO DA INDÚSTRIA
Classifique a indústria quanto a matéria-prima e quanto a ao destino dos bens produzidos.
Várias indústrias podem aparecer repetidamente varias classificações, dependendo da natureza.
SEGUNDO A NATUREZA DA MATÉRIA-PRIMA:
Industria extractiva - exploração dos recursos naturais cujos produtos de natureza muito variada, servem de matéria prima ou de produtos energéticos( produção de carvão de minérios ectc).
Industria transformadora- fabrico de produtos da matéria-prima bruta ou de materiais já elaborados ou semi-elaborados (produção de aço de automóveis, de frigoríficos, de conservação de peixe ectc.)
Industria de construcao sivil e obras publicas – produzem materiais (edifícios, pontes barragens estradas ctc) e sua analogia é grande pelos meios e métodos de produção, com o conjunto das outras industrias e não transportáveis.
SEGUNDO AO DESTINO DOS BENS
Industria de bem de equipamento- todas as que transformam matéria-prima bruta em produtos acabados ou semi-acabados ou semi-acabados com destino a equiparmos outras indústrias ou a fornecer-lhes matéria-prima. A maioria (cerca de 90%) deste tipo de indústria encontra-se localizada nos países desenvolvidos.
Industria de bens de consumo -todos aqueles cujo o produto final é consumido directamente pelo grande publico. Isto é oferece os seus bens para ser consumido ou utilizado. Encontra-se em todos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
SEGUNDO O PESO DA MATÉRIA
Industrias pesadas - trabalham grandes quantidades de matéria-prima de pequeno valor em relação ao peso. Ex: indústria naval, de produção de cimentos etc.
Industria ligeira ou leves – cujo produto final é de grande valor em relação ao peso. Ex: fabrico de calçados, televisores, mobiliários.
SEGUNDO O NÍVEL DE TECNOLOGIA APLICADA
Indústrias de tecnologia elementar -não exigem meios tecnológicos especiais como as do calcado alimentar e têxteis.
Industria de tecnologia complexas - exige meios tecnológicos especiais é caso das que fabricam automóveis, equipamento industrial. Ex: as que fabricam computadores, aviões e naves especiais.
Aponte três factores da localização da indústria.
FACTOR FÍSICOS NATURAIS
- Factor físicos naturais – para que a localização de uma fábrica seja óptima é necessário que vá originar a maximização de lucros por minimização de investimentos.
Matéria prima – para que haja qualquer transformação industrial é necessário que existam matéria prima.
Fontes energéticas - localizar se junto das minas de carvão, petróleo gás natural, electricidade – facilmente transportáveis.
Ambiente -para minimizar o efeito de poluição condicionar se sertã área.
Espaço – observar o tipo de rocha se não vai desafogar, e dimensão do terreno.
FACTORES SÓCIO ECONÓMICOS
Mão-de-obra
Mercado consumidor
Transportes e vias de comunicação
Acção do estado
No contexto da geografia o que são paisagens industriais.
Paisagens industriais - são a forma como as indústrias circunscrevem geograficamente no espaço.
Regiões negras – são paisagem típicas do inicio da revolução industrial que surgiram juntos as minas de carvão. Libertavam fumo e barulho.
Indústrias portuárias – têm a vantagem de receber matéria-prima barata devido a sua localização nos portos.
Complexos industriais – são áreas destinadas a produção industrial constituídas por infra-estruturas.
Caracterize Taylorismo.
É o conjunto de métodos de produção industrial onde apenas o funcionário de desenvolver suas tarefas simples e repetitivas e mais sedo possível, sem necessidade de saber algo alem disto no processo produtivo, deixando o conhecimento do processo produtivo exclusivamente sob responsabilidade dos gerentes.
Defina o comércio segundo Tombe (2005).
TEMBE (2010:50) Define comerceia como o processo de troca de bens de equipamento e de consumo que actualidade envolve, regra geral, o uso de dinheiro.
O que se entende por Escambo?
BOI E SAL _ é a época em que o homem vivia em pequenas comunidades e se utilizava da vegetação e da caca disponível na região para se alimentar e para o sustento da família.
Descreva o comércio na idade média.
NO NEOLÍTICO
Alguns membros das tribos trocavam alimentos por serviços como caca ou segurança contra predadores e inimigos.
Migração de um local para outro local em busca de novos recurso já esgotados.
Cultivo e a criação de vegetais, frutas e animais inicialmente para consumo próprio nascia assim a vida sedentária.
Surge a troca de produtos da agricultura e criação com outros povos.
NA ANTIGUIDADE
Na mesopotâmia no I milénio a.C, as casas comerciais gazavam de muita influência tanto no comércio interno e externo.
Na idade média
O comércio era muito limitado devido a falta de transporte mais rápido e internacional
O comércio acontecia dentro dos continentes;
No sec. XVII época do comércio triangular
Na idade moderna
A Europa era uma importante zona de comércio;
No sec. XVI trouxe um novo dinamismo comercial grãs a expansão colonial;
O comércio colonial para Europa, foi a base do enriquecimento e do progresso económico.
Começou a surgir artesoes, alfaiates padeiros, joalheiros ferreiros ectc.
Apresente os elementos básicos do comércio.
Os elementos básicos do comércio são:
A mercadoria
As vias de comunicação
O mercado
A informação/marketing.
Indique as grandes regiões comerciais no mundo.
As grandes regiões comerciais no mundo são: EUA, o Japão, Inglaterra, Franca, Alemanha, Rússia, Itália Japão, temos também o caso dos tigres asiáticos (China, Índia Malásia, Singapura e Taiwan
Caracterize os problemas ambientais causados pela indústria e comércio?
Os problemas ambientais causados pela indústria
A poluição atmosférica é essencialmente causada pela libertação e gases como dióxido de carbono, monómio de carbono, gás sulfídrico e CFC, assim como poeiras. Alguns gases do (Co2) provocam o efeito de estufa que tem como consequência aquecimento global, a fusão dos glaciares e a subida do nível dos mares que leva ao desaparecimento de algumas zonas costeiras, pela erosão transgressão dos continentes duma forma acelerada.
A poluição ambiental derivado da actividade comercial
A influência que o comércio internacional tem sobre o aquecimento global prove basicamente de duas fontes:
Por meio das emissões de CO2 quando as mercadorias são transportadas para diferentes partes do mundo.
Pelo deslocamento das actividades produtivas poluidoras que são canalizados pelo comercio por vários mecanismos de mercado.
A emissão de resíduos sólidos principalmente no meio urbano como resultado do comércio grossista e retalho;
A poluição sonora, como resultado do comercio informal, principalmente nos países em via de desenvolvimento.
Soluções
Estabelecimento de princípio do poluidor pagador incentivando os agentes poluidores a implementação de processos produtivos menos nocivos.
Defesa e implementação de produtos verdes e de designada aborda
Comentários
Enviar um comentário